Em 2012, o Brasil realizará o seu maior evento desportivo voltado à comunidade LGBT e simpatizantes, seguindo a filosofia dos GayGames. O evento, chamado de Jogos Nacionais da Diversidade LGBTS – JODS ( em Inglês) acontecerá no mês de setembro de 2012 na cidade de CAMPO GRANDE, conhecida por estar situada na região central do Brasil e também é a região conhecida pelo nome de “Pantanal”.
Para esta primeira edição, estima-se a participação de 1300 atletas de todas as regiões brasileiras, competindo em seis modalidades: Atletismo, Handebol, Futsal, Natação, Voleibol e Voleibol de Praia, além de esportes de demonstração. Também será realizada uma programação cultural paralela ao evento, com a realização de exposições, shows, feiras institucionais com serviços de utilidade pública, palestras e conferências de direitos humanos.
“Tivemos que limitar o número de inscritos, para evitar problemas na organização, pois este é o primeiro ano da competição e por isso queremos que todos os participantes sejam bem atendidos e bem tratados, pois todos os participantes terão direito à alimentação, transporte interno e outros benefícios custeados pelo governo. Sendo assim por ser um primeiro evento estamos certos que nos próximos teremos maior incentivo financeiro e assim poderemos aumentar o número de participantes.” Informou Érico Santos, presidente do CDG Brasil e Diretor Executivo dos Jogos. “Mas estamos muito felizes em saber que a prefeitura da cidade e o governador do estado sede dos jogos está apoiando e não mede esforços para que este evento seja um sucesso” ele completa.
O evento está sendo elaborado a dois anos pelo Comitê Desportivo GLS Brasileiro - CDG BRASIL e conta com o apoio do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e da Prefeitura da cidade de Campo Grande, que receberam total apoio por parte dos administradores públicos locais. O evento também conta com incentivo do Ministério dos Esportes Brasileiro através de uma lei de incentivo que facilita a viabilização de patrocínios com a isenção de uma porcentagem nos impostos às empresas que apoiarem financeiramente o evento.
O evento está sendo tão elogiado e comentado que a imprensa local já registra o período da organização do evento. Esta semana, os diretores do evento estiveram na cidade para realizar a inspeção técnica e assinatura do termo de compromisso junto aos governantes locais e todo o registro foi feito pelas duas maiores redes de comunicação Brasileira: Rede Globo e SBT, abrindo portas para que o desporto e a cidadania LGBT sejam tratados com seriedade pela população brasileira.
Além dos Jogos Nacionais da Diversidade, em 2012 o Brasil pretende realizar novamente o torneio internacional de voleibol, onde recebeu a segunda edição em 2009 e que depois o evento foi para a Colômbia e agora poderá retornar ao país, além de também realizar as competições nacionais de abrangência regional.
Toda esta preocupação reflete a vontade e o trabalho que será realizado com seriedade para que o Brasil indique uma cidade para a candidatura aos Gay Games de 2018 mostrando ao mundo que existe sim capacidade técnica e seriedade na realização de grandes eventos internacionais.
No comments:
Post a Comment